atendimento:

Ressonância: (19) 2533-7250
Demais exames: (19) 3426-1470
Mais informações e horários

É melhor fazer exercícios antes ou depois do trabalho?

O que você deve considerar antes de se forçar a levantar cedo.

Os madrugadores costumam se orgulhar muito da sua capacidade de levantar da cama às 5h para entrar na piscina da academia às 6h. Eles chegam no trabalho falantes e sem os olhos inchados, como todos os outros colegas que acordaram há apenas meia hora e só conseguem estar bem o suficiente para fazer qualquer exercício no final da tarde. Mas, afinal, cada pessoa é de um jeito ou há benefícios de se fazer exercícios em determinada hora do dia?

A melhor hora para fazer exercício é uma preferência individual. Não há pesquisas que determinam o melhor horário e o ideal é saber em qual deles o seu corpo funciona melhor - e não deixar de ter uma rotina de exercício. No entanto, há os prós e contras de cada um.

De manhã

Vantagens

  • Você se sente com mais energia Fazer exercício de manhã te dá mais energia no início do dia. Se o seu trabalho for muito estressante, física e mentalmente falando, trabalhar o dia todo e depois encarar a academia pode ser puxado demais. Se você percebe que está esgotado ao fim de um dia de trabalho, a manhã talvez seja a melhor opção. saiba mais

    "Exercícios físicos melhoram a atividade do cérebro Fazer academia não basta para afastar sedentarismo".

  • Você queima gorduras mais rápido Fazer exercícios de manhã faz com que seu corpo queime mais gordura. Isso porque o corpo consome primeiro os açúcares e depois a gordura. Pela manhã, a chance de queimar gordura é maior porque você provavelmente ainda não consumiu muitos carboidratos.

  • Ajudinha psicológica Os benefícios psicológicos do exercício pela manhã são palpáveis. Para a maioria das pessoas, a prática limpa a mente e dá uma injeção de energia positiva para o resto do dia.

Desvantagem

  • Maior risco de lesão É necessário dar uma atenção especial ao aquecimento de manhã, especialmente para exercícios que envolvem a região da coluna. Isso porque, quando dormimos, os discos intervertebrais incham e não dão a melhor estabilidade para as vértebras. Para quem gosta de levantar peso cedo, o ideal é levantar da cama uma hora antes - tempo que os discos demoram para voltar ao normal.

À noite

Vantagens

  • Você está mais preparado fisicamente Se você não trabalhou até tarde e não está fisicamente esgotado, estará mais preparado para se exercitar do que de manhã. Além disso, você provavelmente vai ter ingerido mais comida, o que ajuda a levantar pesos maiores e fazer mais repetições.

  • É mais fácil ficar mais tempo Não ter hora para sair da academia pode dar mais tranquilidade para a realização de um bom aquecimento, maior pausa entre um exercício e outro e mais tempo para socializar com outros frequentadores.

  • É mais seguro para levantar muito peso Exercícios explosivos que envolvem levantar muito peso devem ser feitos à noite. De manhã, eles não são tão eficientes nem tão seguros.

Desvantagem

  • Atrapalhar o sono Exercícios aumentam o nível de cortisol no sangue, o que eleva a pressão sanguínea e a atenção. Fazer exercícios muito tarde faz com que o corpo tenha um pico de cortisol em um momento em que ele deveria estar diminuindo, o que pode interferir no sono. (Fonte: Revista Época)

É melhor fazer exercícios antes ou depois do trabalho?