atendimento:

Ressonância: (19) 2533-7250
Demais exames: (19) 3426-1470
Mais informações e horários

Hidratação: cuidado com as crianças no verão.

Além de cuidar da alimentação do seu filho, é preciso ter atenção com a desidratação, um risco na estação mais quente do ano.

A hidratação das crianças merece atenção sempre, mas no verão é preciso redobrar os cuidados por causa da perda excessiva de líquido por meio do suor e também em casos de vômitos e diarreias, que podem surgir como consequência de intoxicação alimentar, comuns também nesta época do ano.

Por isso, fique atento aos sinais de desidratação. "Nos bebês, os principais sintomas são moleira mais baixa e irritabilidade. Já nas crianças maiores, os olhos ficam secos, o choro é sem lágrima e não há saliva embaixo da língua. Além disso, ao puxar a pele, ela demora a voltar ao lugar e o xixi fica amarelo e concentrado", explica a pediatra Patricia Tosta, do Fleury medicina e Saúde (SP).

Se notar algum deles, incentive e acompanhe a ingestão de líquidos da criança. O soro é uma boa opção, tanto o caseiro (para prepará-lo, basta misturar uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar em um litro de água mineral, filtrada ou fervida) quanto o vendido em farmácia, porém, se não houver melhora, leve o seu filho ao hospital, principalmente se tiver com vômito e diarreia.

Quando a condição é combatida rapidamente, o corpo costuma reequilibrar os líquidos e minerais perdidos. Caso contrário, pode ocorrer alterações na pulsação, cansaço extremo e delírios, e é necessário fazer o tratamento no hospital com aplicação de soro na veia.

Para evitar esse quadro, mantenha seu filho hidratado. E não espere que ele peça um copo de água para você. Dificilmente, a criança vai deixar de lado aquele belo castelo de areia na praia ou o mergulho na piscina para isso. E é aí que mora o perigo. "O organismo das crianças não tem mecanismo de controle da necessidade de beber água tão bom quanto o dos adultos", explica o pediatra Felipe Lora. Elas podem, então, passar longos períodos sem ingerir líquidos, principalmente se estiverem entretidas.

Segundo a recomendação da Academia Americana de Pediatra, crianças de 1 a 3 anos devem beber quatro copos (200 ml cada um) de água por dia. De 4 a 8 anos, a recomendação é de cinco copos e, de 9 a 13 anos, o ideal é beber sete copos por dia para as meninas e oito para os meninos.

OUTROS LÍQUIDOS

Para aumentar a quantidade de líquido circulando pelo corpo, também vale apostar em frutas com água em abundância, como melancia, abacaxi, morango e laranja. A água de coco está liberada a partir de 6 meses. Por conter sais minerais, principalmente sódio e potássio, é um hidratante poderoso. Mas a bebida não deve substituir a ingestão regular de água, OK?

O suco natural também ajuda a hidratar e pode ser oferecido aos pequenos a partir de 1 ano, sempre feito com água mineral. Ele deve ser consumido na hora ou, no máximo, até quatro horas após o preparo para as frutas não perderem os nutrientes. Já refrigerantes e isotônicos, bebidas que também são populares no verão, não são recomendados para crianças de nenhuma idade, por conta do excesso de açúcar.(Fonte: Revista Crescer).


Hidratação: cuidado com as crianças no verão.