A importância da hidratação na terceira idade.
O consumo regular de água é fundamental para que o corpo continue funcionando da forma que deve para que possamos garantir o envelhecimento saudável que tanto prezamos. Confira os principais benefícios da água e a como estimular a sua ingestão nos idosos:
Durante a terceira idade, é comum que ocorram algumas mudanças fisiológicas no corpo que acabam dificultando a identificação da sede. Por esse motivo, muitos idosos acabam não dando a devida atenção à importância da hidratação, diminuindo a ingestão de água. Porém, essa ação é muito prejudicial para a saúde da terceira idade, visto que pode causar a desidratação e mal funcionamento dos sistemas internos do corpo.
Nesse sentido, o consumo regular de água é fundamental para que o corpo continue funcionando da forma que deve para que possamos garantir o envelhecimento saudável que tanto prezamos. Entenda melhor qual a importância da hidratação na terceira idade e confira algumas dicas sobre como estimular a ingestão de água para idosos: 1.Benefícios da hidratação para a terceira idade.
Uma má hidratação promove confusões mentais, quedas de pressão arterial, acelera os batimentos cardíacos e pode desenvolver inúmeras doenças, sobretudo na terceira idade. Por isso, o recomendado é que o idoso beba cerca de 2 a 2,5 litros por dia. Com isso, alcança-se muitos benefícios, como:
Menor chance de sofrer com constipação intestinal
A constipação intestinal é uma alteração no funcionamento do intestino que prejudica as idas ao banheiro dos idosos e provoca aquela sensação de mal estar. Quanto mais hidratado for o idoso, menor a chance dele sofrer com essa complicação, visto que a água favorece o sistema digestivo e intestinal.
Evita a desidratação
Principalmente em épocas quentes, a água refresca e ainda evita a desidratação, poupando que você sinta tontura, ânsias de vômito, diarreia e falta de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo.
Mantém a pele hidratada
Além dos cremes hidratantes que costumamos usar para hidratar a pele, a água contribui ativamente para isso também, sobretudo nos dias quentes e secos do ano. Isso acontece porque a água contribui para a hidratação e elasticidade da nossa pele, além de combater diversos outros distúrbios e doenças de pele.
Previne contra o mau funcionamento dos órgãos
A água é fundamental para que os órgãos do nosso corpo funcionem, principalmente porque ele participa do processo de digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias. Ela também atua no plasma sanguíneo, no sistema respiratório, sistema nervoso e articulações.
- Como estimular a ingestão de água para idosos?
Diante da importância da hidratação para a terceira idade, elaboramos algumas dicas para manter os idosos sempre hidratados. Confira:
Associe a cozinha com água. Assim, toda vez que você passar por lá: beba um copo de água; Faça lembretes e coloque pela casa, no bolso ou em um lugar de fácil acesso, para incentivar a ingestão de água; Não é preciso encher o copo. Às vezes, ao nos depararmos com um copo cheio, podemos nos desanimar com a quantidade de água. Então, tome apenas uma quantidade considerável de água, mas várias vezes ao longo do dia; Água saborizada é uma alternativa para idosos que não costumam se hidratar com facilidade; Lembre-se também de sucos e outras bebidas saudáveis. Eles também ajudam na hidratação do seu corpo; Em períodos muito quentes e de baixa umidade no decorrer do ano, procure um médico geriatra que possa orientar outras alternativas que possam melhorar a sua hidratação.
Aliada a uma alimentação saudável e uma boa prática de atividades físicas, a hidratação tende a melhorar a vida do idoso, fornecendo maior longevidade e bem-estar para aqueles que estão na fase de colher frutos. Hidrate-se!, (Fonte: Site Grupo Altevita).