atendimento:

Ressonância: (19) 2533-7250
Demais exames: (19) 3426-1470
Mais informações e horários

Cuidados no inverno para a saúde.

Em todas as estações do ano é preciso tomar todos os cuidados com a saúde, porém é preciso tomar mais cuidados no inverno, principalmente nos estados que são predominantes mais frios, como os estados da Região do Sul do Brasil.

Nesta época do ano, as infecções e doenças alérgicas são mais comuns devido as baixas temperaturas e até mesmo devido as bruscas mudanças de temperatura. Para ajudar a manter sua saúde em dia no inverno, conheça algumas dicas simples que farão toda a diferença nesse inverno:cuidados no inverno

• Renove o ar da sua casa

Devido as baixas temperaturas, praticamente as janelas da casa não são abertas, consequentemente, o ar da sua casa não sofre nenhum tipo de renovação. Porém, essa não é a maneira correta de se fazer para evitar problemas respiratórios.

Mesmo que as temperaturas estejam baixas, é preciso que você abra as janelas da sua casa mesmo que por um curto período de tempo para que o ar seja renovado, reduzindo os riscos de problemas respiratórios, que são comuns nessa época do ano.

• Variações de temperatura

Independente do ambiente, seja escritório ou sua residência, você sempre sofre com as variações de temperaturas, visto que em residências o ambiente tende a ser mais aconchegante e mais ameno, já na rua ou outros ambientes as temperaturas são mais baixas.

Portanto, o ideal é que esteja com um agasalho mesmo que não seja tão grosso, o importante é que ele te proteja das variações de temperaturas, mantendo seu corpo sempre na mesma temperatura.

• Higienização das roupas

No verão, você quer passar longe de todos os cobertores e casacos que você possui, você guarda-os de qualquer maneira no armário, esquecendo-os. Quando chega no meio do ano, quando as temperaturas começam a cair, você lembra de todos eles, porém eles não devem ser utilizados de primeira, é preciso ter alguns cuidados para evitar alergias:

Lavagem: é a primeira ação que deve ser feita antes mesmo que as temperaturas despenquem de vez. Lave-os com sabão neutro ou sabão de coco para que todas as impurezas sejam devidamente retiradas.

Secagem: preferencialmente, deixe que todos os cobertores e casacos que foram lavados sejam secos ao sol. Armazenamento: após a limpeza, guarde-os em embalagens próprias, o ideal é que sejam à vácuo, pois evita que armazene poeiras e outras impurezas que possam causar alergia.

• Alimentação

Com a queda das temperaturas, a primeira coisa que esquecemos é da nossa alimentação, ficamos relaxados e incluímos alimentos que não são consumidos no verão, como o chocolate em diversas formas. Procure abusar de sopas com legumes e proteínas, como frango e carne. Inclua sempre que possível os legumes e vegetais frescos. O chocolate não é proibido, só precisa ser consumido com moderação.

• Doenças Arteriais

Devemos ter também uma atenção especial para quem tem problemas circulatórios e falta de sensibilidade nas extremidades, como os diabéticos. As baixas temperaturas podem causar complicações para quem sofre com doenças arteriais.

Com as temperaturas mais baixas, as artérias sofrem contração e vasoconstrição, podendo prejudicar ainda mais, aqueles que tem uma idade mais avançada pela presença de arteriosclerose (gordura nas artérias). Para essas pessoas a recomendação é evitar a exposição a baixas temperaturas e estar sempre bem agasalhados!

Fica a dica: Com início, oficialmente, no mês de junho, no inverno a tendência é de maior concentração de pessoas em ambientes fechados, o que favorece a circulação de vírus respiratórios, provocando alergias, resfriados, asma e gripe. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados.

Nunca deixe de fazer uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde. (Fonte: Site Guia Saudável)


Cuidados no inverno para a saúde.