atendimento:

Ressonância: (19) 2533-7250
Demais exames: (19) 3426-1470
Mais informações e horários

Quais os principais maus hábitos dos brasileiros que podem provocar problemas no coração?

Não temos dúvidas que o dia a dia das pessoas segue em um ritmo cada vez mais acelerado. Por causa disso, a maioria delas acaba por adotar maus hábitos com a finalidade de se adaptar a essa vida agitada.

Comer mal, beber muito e fumar estão entre os piores deles. No entanto, existem outros que contribuem também para trazer problemas de saúde e encurtar a vida. Confira alguns dos piores hábitos!

  1. Sedentarismo:

A principal desculpa que as pessoas encontram para se manter sem qualquer atividade física é a falta de tempo. Enquanto isso, o sedentarismo é uma das principais causas do surgimento de doenças graves, como a diabetes e a obesidade, bem como todas aquelas relacionadas ao coração.

A prática de atividade física, além de estimular uma vida mais saudável, colabora com o emagrecimento, a eliminação de gordura e o fortalecimento cardíaco. Ou seja, uma simples caminhada diária pela manhã (se feita diariamente) já traz resultados incríveis para a saúde do coração e do corpo como um todo.

O Brasil, entre os países da América Latina, é considerado o que possui maior índice de sedentarismo — 47% das pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física que possa contribuir para a saúde do coração. Simples atividades, como caminhada, já poderiam contribuir para melhor bombear o sangue e levar mais ‘saúde’ para todo o corpo.

  1. Fumar:

O hábito de fumar, presente na vida de muitas pessoas, resulta em diversas doenças, inclusive as cardíacas.

Diversos estudos já comprovaram que as substâncias tóxicas presentes no cigarro causam: • Contração das artérias;

• Aceleram os batimentos do coração;

• Reduzem a quantidade de oxigênio do corpo.

Assim, parar de fumar está entre as primeiras medidas para evitar que doenças cardíacas se instalem no organismo.

  1. Não dormir:

Você sabia que dormir bem faz parte dos cuidados primordiais para a saúde do coração? Sim, necessitamos de cerca de oito horas para descansar e repor as energias perdidas ao longo do dia.

Com uma boa rotina de sono, o organismo se prepara diariamente para novo ciclo de atividades. A falta dela pode provocar alguns déficits hormonais e dessa forma afetar o organismo, inclusive o sistema circulatório.

  1. Consumir álcool:

Um dos hábitos mais comuns entre os brasileiros é consumir bebida alcoólica. O consumo frequente de álcool pode, aos poucos, danificar seriamente o fígado e o coração. Um mal silencioso, mas muito perigoso!

Outros hábitos também são considerados nocivos à saúde e podem prejudicar ainda mais a saúde do coração, são eles: • Consumir alimentos de má qualidade, como os ricos em gordura;

• Trabalhar em excesso;

• Ingerir pouca água;

• Estresse;

• etc.

(Fonte: Site cmosdrake)


Quais os principais maus hábitos dos brasileiros que podem provocar problemas no coração?